Aqui vão algumas que podem ajudar a ter uma digitação melhor e mais rápida no tablet da Apple.

Primeira letra em maiúsculo
Dica básica. Para digitar a primeira letra em maiúscula, basta tocar e segurar a tecla Shift (da mesma forma que nos computadores convencionais).

Todas as letras em maiúsculo
Se a idéia é ter um texto completo em letras maiúsculas é preciso mudar uma configuração:

  1. Vá até Settings (Configurações)

  2. General (Geral)

  3. Keyboard (Teclado)

  4. Habilite a opção “Enable Caps”.

Pronto, agora basta tocar duas vezes a tecla Shift para que ela fique ativada para todo o texto que digitar.

Pontuação e numeração
Existem duas formas de inserir pontuação ou números ao digitar com o teclado virtual do iPad. Uma é apertar a tecla “?123”, depois o caractere desejado e novamente a tecla “.?123”. A segunda é mais prática. Pressione a mesma tecla e mantenha. Isso irá fazer aparecer o segundo teclado. Sem tirar o dedo do teclado, arraste-o até o caractere que precisa e solte. O teclado irá voltar automaticamente ao seu padrão.

Desfazer ou refazer
Sabiam que é possível desfazer ou refazer alguma ação de digitação através do movimento do iPad? Basta movê-lo para cima e para baixo (em um movimento rápido) para que sejam apresentadas estas opções.

Caso não queiram utilizar o movimento, também podem simplesmente pressionar a tecla “.?123” para desfazer e a tecla “#+-=” para refazer.

Teclas extras
A acentuação no iPad funciona de forma um pouco diferente em relação aos outros teclados. Quem utiliza um iPhone já sabe como é. Para digitar, por exemplo, a letra “É” basta pressionar e segurar e tecla “E”. Isso fará aparecer várias opções de acentuação para esta letra, basta arrastar o dedo para a desejada. Isso vale para todas as outras letras que permitem acentuação.

Lente de aumento
Às vezes pode ser necessário visualizar o que se foi digitado com o auxilio de uma lente de aumento. O iPad possui um ótimo recurso para quem tem algum problema simples de visão. Basta pressionar o dedo sobre o texto e segurar. Aparecerá na tela uma lupa mostrando o ponto onde está localizado o seu dedo.

Finalizando um parágrafo
Para finalizar um parágrafo normalmente digitamos o ponto e em seguida a barra de espaço certo? Da mesma forma é no iPad, mas ele também tem uma forma simplificada para esta ação. Basta apertar duas vezes a barra de espaço. Ele irá inserir o ponto e o espaço para você.

Sinônimos
Um novo recurso foi adicionado ao iPad, o “Replace Me” sugere palavras com o mesmo significado. Para utilizá-lo basta selecionar uma palavra com dois toques sobre esta e no menu que surgir escolhe a opção “Replace”. Serão apresentadas sugestões de palavras com o mesmo significado.

Correção
Assim como no Microsoft Word, o iPad tem presente em seu sistema a opção de verificação de ortografia. Palavras com grafia incorreta ficam sublinhadas em vermelho. Basta dar um toque sobre ela para que apresente sugestões de correções.

Dicas de digitação no iPad

Retirado do Blog do iPad